Desafio não está em como resistir a esses alimentos, mas, sim,
em escolher aqueles que oferecem a melhor qualidade de gordura
Deliciosos e difíceis de resistir. Os alimentos gordurosos podem ser vilões da saúde e da boa forma, mas também são fundamentais ao nosso organismo. “De todo o tipo de comida, a gordura é a que dá maior sensação de saciedade”, afirma a médica endocrinologista e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Gláucia Carneiro.
Nossas células são feitas de gordura e a ideia de que estamos satisfeitos funciona no cérebro como uma garantia de que temos combustível suficiente para desempenhar nossas tarefas. As temperaturas mais baixas do inverno são um convite à sensação confortante que a saciedade traz. Por isso é bom ficar atento para não extrapolar na quantidade ingerida.
Mas, segundo a especialista, o desafio não está em como resistir a esses alimentos, mas, sim, em escolher aqueles que oferecem a melhor qualidade de gordura. “Uma dieta equilibrada contém cerca de 30% de gordura. O que precisamos consumir com moderação são as chamadas saturadas, ou trans. O recomendado, é que representem, no máximo, 7% do nosso consumo diário”, explica a especialista. Elas estão presentes nas frituras, na manteiga e na carne vermelha. Quando em excesso no organismo, elevam o colesterol que entope as artérias, provocando uma série de complicações para a saúde. “É importante ficar atento a alimentos processados, como doces, biscoitos, bolos que contém alto teor dessas gorduras e come-los com moderação”, orienta Carneiro.
“Já as gorduras benéficas são as insaturadas, que podem ser monoinsaturadas ou polinsaturadas. “Além da saciedade, esse tipo fornece outras substâncias que contribuem para perfeito funcionamento do organismo, como Omega 3, 6 e 9, ajudam na absorção de vitaminas, além de combater o mau colesterol”, diz a médica. As insaturadas são encontradas em alimentos como o abacate, as oleaginosas, os óleos extravirgem,os peixes e os frutos do mar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário