Por várias vezes em minha vida tive a oportunidade de ver profissionais que, embora experientes em suas áreas, passaram por pequenos embaraços em suas carreiras pelo fato de falarem demais. Creio que você também já deve ter vivenciado ou pelo menos tomado conhecimento sobre situações como as que eu descrevo abaixo (na verdade, eu mesmo cheguei a passar por várias delas).
Sabe aquela pessoa que fala demais sobre o que não deve? Na ânsia de demonstrar a todos que sabiam o que está acontecendo dentro da empresa ela acaba falando sobre uma negociação em andamento, sobre o fechamento de uma grande operação, sobre detalhes de um contrato importante, sobre uma promoção de alguém que estava sendo avaliada e até mesmo sobre um segredo industrial.
Sabe aquela pessoa que fala algo em um momento inoportuno? Ela não tem a paciência necessária para esperar um melhor momento e fala coisas onde não deve. Por exemplo, dentro de um elevador cheio de pessoas estranhas, ou na fila do restaurante, ou durante um voo e outro. Acaba sendo mal interpretada porque a outra pessoa não dá a devida atenção a ela e por consequência não permite a ela dar continuidade a um assunto que até poderia ser interessante.
Sabe aquela pessoa que fala algo para quem não deve? Então, durante um happy hour, depois de uma bebida e outra, certamente não é recomendável falar algo para uma pessoa pensando que ela seja de fato amiga, confiável e não uma concorrente. De repente, o profissional pode soltar “de bandeja” um detalhe sobre algo importante e esse detalhe pode ser usado pela outra como um triunfo, um argumento muito importante para quem estava interessado em prejudicar o bom andamento dessa negociação.
Agora, sem dúvida que o maior pecado de falar demais é na maior parte das vezes, o daquele tipo de pessoa que não pode ver um microfone que já começa a discursar. Pobre de quem der a oportunidade a uma dessas pessoas para que ela fale algumas “poucas” palavras. Pronto! Lá vem ele com longas explicações e estórias não só sobre o assunto que está em pauta mas também sobre outros tantos que lhe surjam à mente e que, lógico, acabam tornando as suas poucas palavras em longos minutos de tortura para os presentes e ansiedade para saber até onde ele seria capaz de chegar em seus devaneios.
Esses são alguns exemplos de atitudes que podem existir em todos os momentos e lugares. Como se vê um profissional que age assim acaba criando momentos de desconforto para as demais pessoas e até mesmo provocando sérias consequências para sua imagem, empresas e pior para suas carreiras.
Então, para quem como você que se preocupa em cuidar bem de sua imagem pessoal é importante ter prudência na hora de falar respeitando no mínimo as regras de boa educação. Nunca é demais lembrar o ditado “quem fala demais dá bom dia a cavalo”.
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