Com o Halloween chegando, fica a dica para não parecer que
você está indo para uma festa à fantasia...
1. Máscara de base
Com tantas tonalidades e marcas de base disponíveis no mercado, não dá mais para sair por aí com o tom do rosto destoando da cor do pescoço. E a primeira regra para nunca mais fazer feio é acertar na escolha. "Na loja, não tenha vergonha: aplique o produto diretamente no rosto. Se ele já estiver maquiado ou com uma camada de protetor solar, vale testar, no máximo, no pescoço. Assim que aplicada, a base deve desaparecer sobre a pele. Para ter certeza absoluta, antes de comprar, vale ainda dar uma volta sob a luz do dia. Ela entrega tudo", conta o maquiador Patrick Pontes, da agência Capa MGT.
O momento da aplicação também tem os seus segredos. Segundo o expert, "com um pincel específico, puxe bem a base do centro para as extremidades do rosto, como maxilar, orelhas e raiz do cabelo". "E, na região do pescoço, procure espalhar o produto com movimentos circulares até que fique bem esfumado", completa a maquiadora Grasiele Martins, do salão The Color Boutique & Nail Bar.
2. Olho de panda invertido
Na hora de escolher o corretivo, vale a mesma regra da base: encontrar uma cor que desapareça na região aplicada. Vale até misturar duas opções para atingir a tonalidade exata. "Essa história de usar dois tons mais claros do que o da pele não tem fundamento. Isso, na verdade, evidencia a olheira", esclarece Patrick. Vai acrescentar uma versão iluminadora? Tenha muito cuidado! É nessa hora que o efeito "panda invertido" tem tudo para aparecer. De acordo com o expert, jamais aplique o produto na região abaixo dos olhos. "Tudo o que se quer disfarçar ou esconder não deve ser iluminado. Reserve esse tipo de corretivo para o canto interno dos olhos, que costuma ser mais profundo, têmporas e ponte do nariz", ensina.
Se você costuma estabelecer algumas linhas imaginárias na hora de criar o make do olho, abandone já esse hábito. "É um erro completo pensar assim", alerta o maquiador. Para fazer bonito, comece aplicando a sombra mais clara em toda a pálpebra móvel. Depois, com um pincel chanfrado fofinho e a sombra mais escura, marque o côncavo e vá esfumando o pigmento do canto externo em direção ao centro da pálpebra, até que as duas cores se misturem naturalmente, criando um dégradé sutil.
Ninguém merece sair por aí com o contorno labial superaparente. É vexame na certa! Para não passar vergonha, siga então o passo a passo do expert: "Espalhe um balm sobre os lábios e deixe-o agir por alguns minutos. Quando for contorná-los, retire o excesso do hidratante com um papel para o lápis pigmentar. Depois, é só passar o batom". Quer que a cor dure por mais tempo? Lance mão de um fixador próprio para batom. "Várias marcas já têm. O 'Magic Fix', da ARTDECO, é ótimo", diz Patrick.
Valorizar as sobrancelhas é, sim, tendência do momento. Mas antes de sair por aí traçando os arcos, vale saber que a moda pede apenas um preenchimento suave das falhas. O resultado deve ser sempre o mais natural possível. Por isso, aplique a sombra ou o lápis apenas nos espaços vazios. "Com um pincel chanfrado de cerdas macias, esfume bem. Se gostar de sobrancelhas mais marcadas, preencha o centro e vá espalhando o pigmento para as extremidades", ensina Grasiele.
Se a tendência pede makes naturais, bochechas marcadas estão fora de cogitação. Tenha sempre em mente que a função do blush é apenas imprimir um toque de saúde. Por isso, esfumar é a palavra-chave na hora da aplicação. "Tudo começa com a dosagem do produto. Depois de passar o pincel na paleta, lembre-se sempre de batê-lo na embalagem para eliminar o excesso de pigmento. Em seguida, dê um sorriso, determine a área mais alta como base para a aplicação e deposite o blush na região com leves batidinhas para que o resultado seja quase de um sopro de cor. Jamais faça movimentos de vai e vem", explica Patrick.
Forjar um bronzeado não é tarefa fácil. Se errar a mão na hora da aplicação, o resultado final vai ser alaranjado. Preste muita atenção na escolha do produto: prefira um blush bronze ao invés da base mais escura. E na hora de passar, o segredo é dosar. Passou o pincel na paleta? Dê leves batidinhas antes de levá-lo ao rosto. "Com muita leveza, deslize-o apenas nas laterais do rosto. Jamais espalhe em toda a face. Para não ficar over, o ideal é que o tom levemente mais escuro apareça apenas em fotos ou na luz externa", conta o expert. O segredo principal é não querer notar a cor em ambientes escuros!
Mesmo quando a intenção for criar um make rock, é preciso ter moderação com a sombra preta. Caso contrário, a tão indesejável olheira vai ficar ainda mais evidente. Para não terminar borrada, Patrick sugere começar sempre pelo olho. "Só depois faça a pele!" E se notar que alguns pigmentos se depositaram no rosto, antes de aplicar a base e o corretivo, use um pincel vassourinha para varrê-los ou, com o auxílio de um cotonete embebido de demaquilante, limpe a sujeirinha. Além de deixar o look impecável, seguir essa sequência ajuda a economizar tempo e produto.
Fonte: M de Mulher