Fique bela todos os dias, o dia todo!

Fique bela todos os dias, o dia todo!

domingo, 19 de maio de 2013

Fondue

O friozinho está chegando, meio tímido, mas de vez em quando aparece. E nada melhor para aproveitar (e no meu caso, comemorar - afinal eu adoro o frio) do que comer um delicioso Fondue!

Fizemos um Fondue aqui em casa e convidamos um casal de amigo: fondue, vinho e um bom papo com muitas risadas - perfeito!

Vou passar as receitas que uso, pois não gosto das misturas "prontas" de supermercado. Gosto de selecionar os ingredientes e todos o cuidado e carinho do ritual de preparação. 

FONDUE DE QUEIJO

Consideramos em média, de 150 a 200g de queijo por pessoa. Claro que é importante levar em conta quanto cada pessoa costuma comer, grau de fome, horário, se vai ter fondue de chocolate depois, etc. Eu sei, são muitas variáveis, mas vale essa conta e por segurança, fazer um pouquinho a mais.

(receita "bem servida" para 4 pessoas "normais" e que vão atacar o fondue de chocolate depois) 

Ingredientes:
250g Gruyére
250g Ementhal
250g Gouda
1 taça de vinho branco (aproximadamente 250ml)
1 cálice de conhaque
1 dente de alho
noz moscada
pimenta branca
1 colher de sopa de fécula de batata'
30ml de leite

Modo de Preparo:
Passar o dente de alho inteiro na panela quente e retirar. Colocar o vinho e acrescentar o queijo aos pouco, conforme for derretendo (se tiver ralado ou cortado em pedaços pequenos fica mais fácil). Mexer até derreter totalmente, adicionar a noz moscada e pimenta branca (uma pitada de cada), o conhaque e por último a fécula de batata diluída no leite. Mexer por uns 2 minutos até apurar bem e ficar tudo incorporado e homogêneo.
Despejar no rechaud para fondue (preferencialmente naqueles em que tem um recipiente para álcool gel manter a mistura aquecida). 

Importante: controlar a temperatura do fogo para não queimar e não grudar no fundo. De tempos em tempos, espete um pão e passe no fundo do rechaud, mexendo para evitar que grude. Obs.: cuidado para não riscar, espete só até a metade do pão, não deixando o espeto atravessar. 

Acompanhamentos:
Tradicionais: pão (dê preferência para os mais consistentes, tipo pão italiano)  
Opcionais: brócolis, cenoura, batatinha (redondinha), cogumelos, tomate cereja, cubos de queijo, pedaços de carne, calabresa, salsicha, presunto, etc.
Obs.: corte em pedaços que caibam na boca.

FONDUE DE CHOCOLATE

Em média de 120 a 150g de chocolate por pessoa. Todos já vão mais saciados depois do fondue de queijo então a tendência é comer menos, mesmo que todos "cometam o pecado da gula".
Em geral as receitas são com chocolate ao leite, eu acho que fica muito enjoativo. Já tentamos misturar ao leite com meio amargo, 50% de cada e outras proporções com menos ao leite e mais meio amargo; mas estamos numa fase que preferimos o chocolate meio amargo puro. Mas da próxima vez tentaremos uma mistura de meio amargo com amargo, já estou curiosa.

Ingredientes:
500g chocolate (eu optei pelé meio amargo que era preferência unânime)
1 caixa de creme de leite (substitui por creme vegetal) = 200g
1 cálice de amarula

Modo de Preparo:
Cortar o chocolate (não precisa ser em pedaços muito pequenos). Colocar num refratário ou recipiente próprio para microondas (escolha os mais fundos). Derreter por 1minuto na potência máxima, retirar e mexer. Colocar por mais 1 minuto, retire e mexa. Repetir a operação, mas deixando por apenas 30 segundos de cada vez até que derreta totalmente. 
Obs.: É importante esse cuidado e paciência, pois é fácil de queimar o chocolate e se acontecer não tem salvação.
Retire o refratário com cuidado pois pode estar bem quente, acrescente o creme de leite ou creme vegetal em temperatura ambiente de uma vez e mexa rapidamente para não "endurecer" ou "empelotar" o chocolate, em seguida adicione o cálice de amarula e mexa bem até ficar bem homogêneo e brilhante. (quanto mais mexer, mais brilhante fica o chocolate e afinal, comemos "com o olhos"também).
Despeje no rechaud e também prefira o que tem aquecedor, assim evita o inconveniente de ter que "tirar o doce da boca das crianças"-rs para re-aquecer.

Acompanhamentos:
Tradicionais: morango, banana, uva, maçã, pera, kiwi, mexirica, laranja, abacaxi, melão, manga, pêssego, carambola, etc
Opcionais: damasco, waffle, tubete, bolacha de aveia e mel, bolacha maizena, marshmellow, etc.
Sugestão: deixar um potinho com castanha de caju triturada, granulado ou mini chocoballs para passar o acompanhamento depois mergulhar no chocolate.
Obs.: Deixe as frutas higienizadas mas corte na hora para não oxidar.

BY ME - Fabiana Martinatti



Nenhum comentário:

Postar um comentário