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quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Carreira: 5 erros na carta de apresentação


Erros na carta de apresentação

Apesar dos processos seletivos estarem cada vez mais informatizados, o lado humano ainda faz a diferença. É neste contexto que uma carta de apresentação bem elaborada pode destacar um profissional entre os demais concorrentes a uma oportunidade de emprego.

Com o corre-corre dos recrutadores e a chegada em massa de currículos, uma carta de apresentação bem feita pode chamar bastante atenção. Para você não errar na elaboração deste documento, que precede a visualização dos currículos pelos profissionais de RH, apontamos as principais falhas que devem ser evitadas:



1-Ser prolixo

A carta tem o intuito de uma breve apresentação de seu portfólio como profissional. Ela deve resumir aos recrutadores seu histórico de carreira, além de deixar claro seu poder de síntese e organização. Deve ter uma página, no máximo.

2-Generalizar o conteúdo

O maior objetivo da carta de apresentação é personalizar o contato. Enviar mensagens “genéricas” é algo que o recrutador percebe logo de cara, e que não pega bem para quem está atrás de uma nova oportunidade. Mencione sempre o nome e a empresa do destinatário.

3-Inserir informações incompletas

A carta de apresentação deve destacar pontos fortes e omitir pontos fracos do perfil do profissional. Colocar, por exemplo, formação acadêmica incompleta, inglês básico, entre outras informações que possam ser vistas de maneira negativa, prejudicam este contato inicial com o recrutador.

4-Mencionar características pessoais

Atributos de cunho pessoal não devem ser inseridos na carta, pois esse tipo de informação só será mencionado em um contato presencial, se questionado. Sobre as características profissionais, sim, elas deverão ser mencionadas conforme explicado acima.

5-Mesma carta para áreas distintas

É importante ressaltar que a carta de apresentação é um documento personalizado para uma oportunidade em questão. Portanto, caso tenha interesse em áreas distintas de atuação, o profissional deverá elaborar mais de uma carta.



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