Fique bela todos os dias, o dia todo!

Fique bela todos os dias, o dia todo!

segunda-feira, 3 de março de 2014

Saúde: Yoga x Pilates


O pilates e a ioga são duas atividades muito praticadas atualmente, com isso surgem dúvidas e questionamentos com relação as diferenças e semelhanças entre as duas. Para facilitar na hora da escolha, aí vão umas dicas.


A ioga é uma filosofia milenar que se originou na Índia e hoje em dia tem diversas linhas diferentes,todas com o principal objetivo de trabalhar a união do corpo, mente e espírito. É um conjunto de práticas que envolvem: movimentos que exigem concentração, meditação, exercícios respiratórios, posturas e mudança nos hábitos de vida. Existem muitas práticas diferentes de ioga, há práticas relativamente fortes e outras muito suaves.

Pilates foi desenvolvido pelo alemão Joseph Hubertus Pilates na década de 1920. No início se chamava "contrologia" e só veio a se denominar como pilates após a morte de Joseph. Este método segue os princípios: concentração, controle, respiração, centro ou "power house", movimento fluido e precisão. Joseph se inspirou na ioga e nas artes marciais ao criar diversos exercícios que podem ser realizados no chão ou com os aparelhos desenvolvidos por ele.
Praticar atividade física é questão de necessidade, não tem como fugir. Porém, existem diversas práticas saudáveis ao nosso redor, cabe a cada um escolher o que te dá mais prazer, aliado as suas necessidades do momento, para assim, deixar de ser uma obrigação e se tornar um momento bom do seu dia, unindo saúde e prazer. Pense no principal objetivo que te fez procurar uma atividade, o que mais te incomoda, e assim, ficará mais fácil escolher.
Qualidade de vida
Pilates
Os exercícios feitos de forma lenta, a concentração e o alongamento dão a sensação de um corpo mais leve; os movimentos de forma correta aliviam as dores e concentração exigida durante os movimentos muito calculados no pilates, levam a esquecer os problemas pessoais, ter uma noite de sono com mais qualidade, sentir seu corpo mais ágil e consequentemente ter uma vida melhor.
Ioga
A ioga proporciona os mesmos benefícios citados no pilates, porém ainda agrega os benefícios da meditação. Quem medita consegue lidar melhor com o estresse e a ansiedade do dia a dia, estimula sua criatividade, inteligência e memória.
Portanto, se seu objetivo é qualidade de vida, ambos vão te trazer benefícios, o diferencial da ioga é a meditação e as vantagens que ela proporciona.


Perda de peso
Pilates
Para quem busca somente emagrecimento, o pilates não é a atividade mais indicada. Durante uma aula intensa existe sim um gasto calórico, porém, não o suficiente para que essa atividade isolada possa levar a uma perda de peso considerável. Para quem busca perder peso, o ideal seria unir o pilates à uma atividade aeróbica como caminhada, corrida ou bicicleta, para assim potencializar os benefícios do pilates com a queima calórica e condicionamento físico proporcionado pela atividade aeróbica.
Ioga
Dentre os diversos tipos de ioga, o Ashtanga é o que tem um gasto calórico mais intenso. Segundo João Carlos Siqueira, terapeuta corporal e estudioso do movimento, nesse método a aula é muito dinâmica e a cada ciclo respiratório o aluno fica numa posição diferente. Para quem quer perder peso e esta cansado das atividades aeróbicas convencionais, a Ioga Ashtanga é a alternativa ideal.
Dores na coluna
Em ambas as atividades primeiro é necessário um diagnóstico médico da origem e causa das dores de coluna. Existe uma gama de alterações que levam as dores de coluna, desde uma simples alteração postural até um caso grave de hérnia de disco.
Pilates
Por ser um método desenvolvido por um ocidental, o pilates atua de forma mais ponderada e com menor risco de lesão. Se as dores na coluna são de maus hábitos de postura, desequilíbrios musculares ou falta de atividade física o pilates é a atividade ideal para você. Sendo acompanhado por profissionais que sejam fisioterapeutas ou educadores físicos, as aulas podem ser bem específicas voltadas para as dores individuais de cada aluno, pensando em cada movimento que seu corpo permite fazer.
Ioga
A ioga também alivia as dores pois também atua na musculatura profunda da coluna, no alongamento e tem os mesmos benefícios do movimento lento e concentrado.
A dificuldade do profissional da ioga é que o aluno deve respeitar seus limites pessoais e não querer imitar o modelo. Para alguém que nunca praticou a ioga, o fato de sustentar o peso do seu próprio corpo pode representar um alto grau de dificuldade.
Para dores na coluna cada caso é um caso. Depende da gravidade da lesão, se a dor é crônica ou aguda, e se a pessoa tem liberação do médico para praticar atividade física naquele momento. Os aparelhos no pilates podem auxiliar alguns movimentos e pode ser mais indicado para alguns alunos iniciantes.


Força e flexibilidade
Pilates
Os exercícios no pilates fortalecem o tronco, os membros superiores e os membros inferiores em todas as aulas. A contração da "casa de força" ou "power house" é a força focada nos músculos profundos do abdome com o intuito de melhorar a postura e sustentar a coluna lombar.
O diferencial do pilates neste caso são os exercícios nos aparelhos. O aluno pode experienciar o contato visual e corporal com os aparelhos resistindo ou auxiliando o seu movimento. O Instrutor consegue "mensurar" e progredir a "carga" a cada aula e o aluno consegue perceber essa evolução, seja na força ou aumentando a amplitude de movimento.
Ioga
Os movimentos na ioga trabalham força e flexibilidade no solo, com posturas que podem se sustentar por algum tempo, trabalhando o alongamento e a força aliado a meditação.
a Ioga é uma filosofia de vida. O trabalho de percepção do ser, com ele mesmo, é fundamental e não se pode obter somente resultados físicos. Se seu caso é apenas físico, esta não é a atividade mais indicada.
Resumo
As duas atividades são incríveis e trazem inúmeros benefícios à sua saúde. Cabe a você decidir quais são seus objetivos principais e procurar o auxilio de um profissional que possa te orientar e ajudar a entender suas necessidades e suas vontades. A maioria dos lugares que trabalham com essas atividades oferecem uma aula experimental justamente para que se possa experienciar um pouco de cada prática.
Pesquise, experimente, sinta seu corpo e sua necessidade, mas não deixe de buscar a atividade física que te dê prazer, pois só assim a prática deixa de ser obrigação e se torna um cuidado com seu corpo e mente.

Fonte: Yahoo Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário