Fique bela todos os dias, o dia todo!

Fique bela todos os dias, o dia todo!

domingo, 26 de maio de 2013

Rações Transgênicas

Com a nossa mudança de estilo de vida e reeducação alimentar, passamos a prestar atenção em detalhes que antes passariam despercebidos.

Um dos assuntos que estão em alta, é o tal do TRANSGÊNICO!

E um dia conversando dentro de um "Supermercado para pets", vimos que quase todas as rações são transgênicas. E começamos a perceber vários pets de conhecidos nossos, já estiveram muito doentes e tantos outros morreram com tumores. Infelizmente podemos atribuir isso aos transgênicos, talvez, não em sua totalidade, mas com certeza, em sua maioria.
Antigamente, quando comiam comida os problemas eram quase inexistentes, mas com o crescimento desse mercado, inclusive com a preocupação com a qualidade de dos bichinhos, proporcionalmente os problemas de saúde aumentaram.

Quando nossos "bebês"chegaram, por indicação do veterinário, começamos a dar a Premier e depois a Royal Canin. Mas os nossos dogs não se adaptaram. Prolongamos a tentativa por mais tempo, além da adaptação, mas realmente não deu certo. Trocamos pela Golden e posteriormente pela Golden Duo (da marca Premier, mas diferente da Ração Premier) e aí sim, funcionou. Desde então apenas alternamos o sabor e, as vezes, ganham Biskrok.

Fomos procurar rações sem o tal "T" e olha que foi uma verdadeira 'caçada'.  
Encontramos a Eukanuba que é MUITO mais cara e depois descobrimos a Dog Excellence e a N&D - Natural & Delicious, as duas últimas tem o preço mais acessível mas não são tão fáceis de encontrar.



Estamos na fase de adaptação e tentando identificar qual eles gostam mais.

Acho que vale pensar a respeito, afinal amamos e cuidamos tantos dos nossos "filhos de quatro patas", que não queremos correr o risco de vê-los adoecer ou sofrer, ainda mais se for por nossa responsabilidade, ou pela falta de.

Abaixo algumas definições para entendermos um pouco melhor do que se trata:

Ele vem identificado (ou deveria vir) na frente do pacote com o símbolo: um triângulo amarelo com a letra T dentro. 



"Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza, como, por exemplo, arroz com bactéria.
Por meio de um ramo de pesquisa relativamente novo (a engenharia genética), fabricantes de agroquímicos criam sementes resistentes a seus próprios agrotóxicos, ou mesmo sementes que produzem plantas inseticidas. As empresas ganham com isso, mas nós pagamos um preço alto: riscos à nossa saúde e ao ambiente onde vivemos.
O modelo agrícola baseado na utilização de sementes transgênicas é a trilha de um caminho insustentável." (www.greenpeace.org)

"Transgênicos ou Transgénicos são organismos que, mediante técnicas de engenharia genética, contêm materiais genéticos de outros organismos. A geração de transgênicos visa organismos com características novas ou melhoradas relativamente ao organismo original. Resultados na área de transgenia já são alcançados desde a década de 1970, na qual foi desenvolvida a técnica do DNA recombinante. A manipulação genética combina características de um ou mais organismos de uma forma que provavelmente não aconteceria na natureza. Por exemplo, podem ser combinados os DNAs de organismos que não se cruzariam por métodos naturais."(www.wikipedia.org)


Ruim para o produtor e para o consumidor


A introdução de transgênicos na natureza expõe nossa biodiversidade a sérios riscos, como a perda ou alteração do patrimônio genético de nossas plantas e sementes e o aumento dramático no uso de agrotóxicos. Além disso, ela torna a agricultura e os agricultores reféns de poucas empresas que detêm a tecnologia, e põe em risco a saúde de agricultores e consumidores. O Greenpeace defende um modelo de agricultura baseado na biodiversidade agrícola e que não se utilize de produtos tóxicos, por entender que só assim teremos agricultura para sempre.

7 comentários:

  1. a Dog Excellence para cães de grande porte é trangênica.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela informação, foi muito útil, não sabia que era T para raças grandes!

    ResponderExcluir
  3. Quanto mais informações melhor... Assim podemos cuidar mais dos nossos pets!

    Obrigada por visitarem o Blog!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada!! eu estava na dúvida se essas duas (Dog excelence e Eukanuba) tinham transgênico e não havia encontrado nada dizendo se tem ou não...
    essa N&D eu li que os cães não gostam muito do sabor, você chegou a experimentar?
    adorei o blog, parabéns!!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, a N/D não tem trangênico por não possuir grãos, porém contém BHT BHA, conservantes químicos altamente cancerígenos. A maioria das rações são conservadas com esses componentes citados.

      Excluir
    2. Obrigada pela dica. É muito complicado, queremos o melhor para os nossos pets e ainda assim fica difícil encontrar opções seguras!

      Excluir
  5. Olá, tudo bem?

    Experimentei a N&D sim. Fiz a adaptação (misturando a atual com a nova, diminuindo a atual e aumentando a nova) e eles aceitaram bem.
    Mas optei pela Eukanuba, muito embora, tenho ouvido comentários que irá sair do mercado... esperar para ver!

    Bjk para vc e seu pet!

    Te vejo "por aqui", no blog!!!!

    ResponderExcluir