Fique bela todos os dias, o dia todo!

Fique bela todos os dias, o dia todo!

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Beleza: 8 erros de maquiagem

Com o Halloween chegando, fica a dica para não parecer que 
você está indo para uma festa à fantasia... 

 1. Máscara de base
 Com tantas tonalidades e marcas de base disponíveis no mercado, não dá mais para sair por aí com o tom do rosto destoando da cor do pescoço. E a primeira regra para nunca mais fazer feio é acertar na escolha. "Na loja, não tenha vergonha: aplique o produto diretamente no rosto. Se ele já estiver maquiado ou com uma camada de protetor solar, vale testar, no máximo, no pescoço. Assim que aplicada, a base deve desaparecer sobre a pele. Para ter certeza absoluta, antes de comprar, vale ainda dar uma volta sob a luz do dia. Ela entrega tudo", conta o maquiador Patrick Pontes, da agência Capa MGT. 


O momento da aplicação também tem os seus segredos. Segundo o expert, "com um pincel específico, puxe bem a base do centro para as extremidades do rosto, como maxilar, orelhas e raiz do cabelo". "E, na região do pescoço, procure espalhar o produto com movimentos circulares até que fique bem esfumado", completa a maquiadora Grasiele Martins, do salão The Color Boutique & Nail Bar. 


2. Olho de panda invertido
Na hora de escolher o corretivo, vale a mesma regra da base: encontrar uma cor que desapareça na região aplicada. Vale até misturar duas opções para atingir a tonalidade exata. "Essa história de usar dois tons mais claros do que o da pele não tem fundamento. Isso, na verdade, evidencia a olheira", esclarece Patrick. Vai acrescentar uma versão iluminadora? Tenha muito cuidado! É nessa hora que o efeito "panda invertido" tem tudo para aparecer. De acordo com o expert, jamais aplique o produto na região abaixo dos olhos. "Tudo o que se quer disfarçar ou esconder não deve ser iluminado. Reserve esse tipo de corretivo para o canto interno dos olhos, que costuma ser mais profundo, têmporas e ponte do nariz", ensina. 

3. Sombra sem dégradé
Se você costuma estabelecer algumas linhas imaginárias na hora de criar o make do olho, abandone já esse hábito. "É um erro completo pensar assim", alerta o maquiador. Para fazer bonito, comece aplicando a sombra mais clara em toda a pálpebra móvel. Depois, com um pincel chanfrado fofinho e a sombra mais escura, marque o côncavo e vá esfumando o pigmento do canto externo em direção ao centro da pálpebra, até que as duas cores se misturem naturalmente, criando um dégradé sutil. 

4. Boca bicolor
Ninguém merece sair por aí com o contorno labial superaparente. É vexame na certa! Para não passar vergonha, siga então o passo a passo do expert: "Espalhe um balm sobre os lábios e deixe-o agir por alguns minutos. Quando for contorná-los, retire o excesso do hidratante com um papel para o lápis pigmentar. Depois, é só passar o batom". Quer que a cor dure por mais tempo? Lance mão de um fixador próprio para batom. "Várias marcas já têm. O 'Magic Fix', da ARTDECO, é ótimo", diz Patrick. 
5. Sobrancelha contornada
Valorizar as sobrancelhas é, sim, tendência do momento. Mas antes de sair por aí traçando os arcos, vale saber que a moda pede apenas um preenchimento suave das falhas. O resultado deve ser sempre o mais natural possível. Por isso, aplique a sombra ou o lápis apenas nos espaços vazios. "Com um pincel chanfrado de cerdas macias, esfume bem. Se gostar de sobrancelhas mais marcadas, preencha o centro e vá espalhando o pigmento para as extremidades", ensina Grasiele. 
6. Blush marcado
Se a tendência pede makes naturais, bochechas marcadas estão fora de cogitação. Tenha sempre em mente que a função do blush é apenas imprimir um toque de saúde. Por isso, esfumar é a palavra-chave na hora da aplicação. "Tudo começa com a dosagem do produto. Depois de passar o pincel na paleta, lembre-se sempre de batê-lo na embalagem para eliminar o excesso de pigmento. Em seguida, dê um sorriso, determine a área mais alta como base para a aplicação e deposite o blush na região com leves batidinhas para que o resultado seja quase de um sopro de cor. Jamais faça movimentos de vai e vem", explica Patrick. 
7. Bronze alaranjado
Forjar um bronzeado não é tarefa fácil. Se errar a mão na hora da aplicação, o resultado final vai ser alaranjado. Preste muita atenção na escolha do produto: prefira um blush bronze ao invés da base mais escura. E na hora de passar, o segredo é dosar. Passou o pincel na paleta? Dê leves batidinhas antes de levá-lo ao rosto. "Com muita leveza, deslize-o apenas nas laterais do rosto. Jamais espalhe em toda a face. Para não ficar over, o ideal é que o tom levemente mais escuro apareça apenas em fotos ou na luz externa", conta o expert. O segredo principal é não querer notar a cor em ambientes escuros! 
8. Sombra borrada
Mesmo quando a intenção for criar um make rock, é preciso ter moderação com a sombra preta. Caso contrário, a tão indesejável olheira vai ficar ainda mais evidente. Para não terminar borrada, Patrick sugere começar sempre pelo olho. "Só depois faça a pele!" E se notar que alguns pigmentos se depositaram no rosto, antes de aplicar a base e o corretivo, use um pincel vassourinha para varrê-los ou, com o auxílio de um cotonete embebido de demaquilante, limpe a sujeirinha. Além de deixar o look impecável, seguir essa sequência ajuda a economizar tempo e produto. 

Fonte: M de Mulher







Nenhum comentário:

Postar um comentário