Fique bela todos os dias, o dia todo!

Fique bela todos os dias, o dia todo!

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Beleza: Maquiagem Oil Free

Créditos: Divulgação


Queixa número um da brasileira, o excesso de oleosidade no rosto impulsionou o lançamento de uma lista infinita de produtos de beleza com um apelo oil free e de acabamento mate. O problema, no entanto, é exagerar na dose e acabar com uma aparência ressecada. Dá para equilibrar essa equação...




1. Hidratação, sim, senhora! 

Ainda existe o mito de que pele oleosa não precisa de hidratante. Mas não confunda: hidratação significa levar água para as camadas mais profundas, apesar do óleo secretado pelas glândulas sebáceas. Esqueça os cremes encorpados, que engorduram ainda mais o rosto. Quanto mais leve e fluida a textura do hidratante, melhor. Procure na embalagem por termos como "toque seco", "efeito matificante" e "regulador de sebo" e veículos como o sérum e o gel-creme. Antes de espalhar o produto, limpe e tonifique a pele para remover o acúmulo de gordura dos poros e, consequentemente, reduzir o tamanho deles. "Só vale pular o passo da hidratação ao usar um protetor solar moderno, com base hidratante, mas que também contenha ativos ‘sequestradores’ de gordura, como o amido, os derivados de sílica e o enxofre", afirma o dermatologista Humberto Ponzio, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, de Porto Alegre. 

2. Película protetora 
Além de disfarçar linhas finas, iluminar a pele e aumentar a fixação da maquiagem, o primer é uma excelente opção para minimizar os poros e controlar o excesso de oleosidade por mais tempo. Quando a ideia for fazer uma maquiagem elaborada (e você tiver tempo para isso, claro), prefira uma versão incolor e, em seguida, aplique a base. Se estiver apressada e não houver a necessidade de cobrir muitas manchas, opte por um primer com cor ou pelos BB creams, produtos multifuncionais - muitos têm o apelo de controlar a oleosidade. Há também primers específicos para serem aplicados nas pálpebras e nos lábios, com o objetivo de prolongar a durabilidade da sombra e do batom. São bastante úteis para quem não tem paciência de retocar o make ao longo do dia. 

3. Base que não mela 
Mesmo com o avanço da tecnologia, muitas brasileiras ainda torcem o nariz para a base com medo de o rosto ficar melado. Preconceito! A oferta cada vez maior de bases de efeito mate está aí para convencê-las do contrário. "As bases que realmente seguram a oleosidade e não derretem no calor são as de boas marcas. Acho que vale a pena investir em um produto um pouco mais caro, já que é o item mais importante na maquiagem", fala o maquiador Ton Reis, do Rio de Janeiro. Use um pincel achatado para distribuir bem o produto em toda a pele (o acúmulo pode deixar o toque pesado). Ainda assim, se sentir que exagerou, pressione levemente um lenço de papel na testa, nas bochechas e no queixo. 

4. Acabamento sequinho 
Pó facial é o salva-vidas da maquiagem em dias de calor. E, por isso, não pode faltar no nécessaire, na gaveta do trabalho ou no porta-luvas do carro. Assim como as bases, os pós evoluíram e ganharam partículas micronizadas, muito pequenas, o que garante leveza, ótima aderência e acabamento aveludado, que não craquela. "A versão translúcida tem a função de tirar o brilho sem acrescentar mais cor. São ideais para quem não dispensa a base", diz o maquiador Helder Rodrigues, da agência Capa MGT. A que tem cor pode até ser aplicada sem base por baixo se a mulher não precisar de tanta cobertura. Quem já tem rugas, no entanto, deve evitar o pó, pois geralmente ele realça as marcas de expressão. 

5. Pontos de luz estratégicos 
Controle de oleosidade não quer dizer falta de luminosidade ou viço. Sendo assim, toques de iluminador são mais do que bem-vindos para um visual bonito e natural. "Ele tem o papel de devolver o frescor à pele sequinha da maquiagem mate", explica a maquiadora Érica Monteiro, do Rio de Janeiro. Aplique-o com a ponta do dedo ou com um pincel pequeno nas têmporas e acima do blush. Alguns maquiadores preferem a textura em pó, justamente para secar a oleosidade. Mas os novos produtos cremosos ou líquidos também têm um toque seco - muitos ao serem aplicados no rosto ganham consistência aveludada. E, como a quantidade a ser usada é mínima, o iluminador nessas versões não agrava o aspecto oleoso. 

6. Blush que não derrete 
Aposte também na versão em pó, que, segundo Helder Rodrigues, "fixa melhor e exige menos retoques do que a cremosa". Assim como os pós faciais, os produtos micronizados, com minipartículas, deixam o resultado mais natural, sem pesar na pele. Opte por um blush sem brilho ou, se não usar iluminador, apenas um que contenha um perolado sutil. E fique atenta em onde aplicá-lo: dê um sorriso e observe o local que ficar mais saliente. Ali é o lugar certo. Os rosados e o coral são os tons perfeitos para a estação. 

7. Sombra de longa duração 
No geral, as cremosas têm maior chance de escorrer e se acumular nas dobrinhas da pálpebra, especialmente no calor. Porém fórmulas modernas prometem unir a alta pigmentação à maior durabilidade. Outra opção para aumentar a fixação é usar um primer para os olhos por baixo da sombra. As versões metalizadas, utilizadas de maneira sutil, estão em alta, assim como as cor-de-rosa. Mas você pode aproveitar a estação para experimentar tons vivos, como laranja, verde e azul. 

8. Batom (também) mate: sim ou não? 
"Claro que sim! Sou fã dele e acho que combina com o make sequinho. Se a pele estiver bem iluminada, o acabamento fosco na boca faz um contraponto interessante", acredita Ton Reis. A maquiadora Érica Monteiro, no entanto, faz uma ressalva: "O look todo opaco pode envelhecer as mulheres acima dos 30 anos. Nesse caso, um batom hidratante cai melhor". Faça-o durar mais e não escorrer usando um primer e um lápis no contorno da boca. 

Fonte: Boa Forma

Nenhum comentário:

Postar um comentário