Fique bela todos os dias, o dia todo!

Fique bela todos os dias, o dia todo!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Manicure saudável

Fazer as unhas é parte da rotina feminina 


É essencial ter o próprio kit. Na sua nécessaire o essencial:   alicate de cutícula, alicate de corte, lixa, espátula, palito e uma toalhinha. Mas alguns outros itens podem ser acrescentados: polidor, pedra hume (hemostático em pó ou spray), lixa para os pés, separador de dedos e esmaltes, muitos esmaltes.

Eu sou fã das luvas e sapatilhas. Já não são novidade, mas nem todos os salões e manicures são adeptos. Ambos são kits individuais que já vêm com lixa e palito, alguns com uma toalhinha descartável. O mais importante é já contém emoliente para amolecer as cutículas, além de outras indicações: pó hemostático, proteção anti-germes (tea tree), carga de cálcio e queratina e polímero fixador de esmalte.



Esses cuidados são essenciais pois não estamos apenas falando de beleza, mas principalmente de saúde. Infelizmente sem alguns cuidados os riscos são enormes. Estamos falando desde uma contaminação por fungo, micoses, até mesmo situações mais sérias como hepatite C ou Aids. Escolher um lugar de confiança e conhecer os procedimentos de esterilização são alguns cuidados importantes. Existem vários métodos, mas a seriedade e ética profissional contam muito. Esterilizadores, produtos químicos mas dê preferência para os locais que utilizam autoclave. 
Há salões que oferecem kits para as clientes assíduas. Mas fique de olho, verifique se abrem os kits esterilizados na sua frente, não aceite toalhas usadas, jamais permita que utilizem pó hemostático de uso coletivo, pois são facilmente contaminados.

Outro cuidado é avaliar se a manicure usa luvas descartáveis, além da sua segurança, demonstra seriedade e   principalmente auto-preservação. Evite deixar as cutículas de molho em recipientes, mesmo que tenham aquele plástico descartável. Cremes emolientes com bico aplicador, só se for o seu. Lixa: só descartável. Todos esses itens são altamente contaminantes. Até mesmo os esmaltes podem ser agentes transmissores: imagine uma cutícula que teve um "bife"tirado e sangrou; mesmo com o uso de hemostático ficam resíduos e podem contaminar o pincel do esmalte e este mesmo esmalte será utilizado em outras clientes. Caso a cliente tenha alguma doença contagiosa, não está 'escrito'. Não vale o risco, jogar com a sorte pode não ser uma boa ideia. 
Pode parecer exagero, mas estamos falando da sua saúde, da sua vida!

A cor do esmalte demonstra muito da personalidade. A escolha depende do nosso humor, estilo ou até mesmo de algum compromisso importante. Até mesmo as moçoilas mais tradicionais, eventualmente gostam de experimentar algo diferente. Quem resiste a uma nova cor? Há lançamentos de novas coleções e cores constantemente para nos tentar. 


O mais importante é que nos sentimos mais bonitas, mais seguras e muda até o nosso humor estar com as unhas bonitas e bem feitas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário