Fique bela todos os dias, o dia todo!

Fique bela todos os dias, o dia todo!

sábado, 15 de outubro de 2011

Horário de Verão

O horário de verão 2011/2012 começa neste domingo - 16.10.11 as 00:00. Serão 133 dias com este novo horário terminando em 26 de fevereiro de 2012, também um domingo. 
As regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e o único estado do Nordeste, a Bahia deverão adiantar seus relógios em 1 hora as 0 horas deste domingo, ou seja, passaremos direto para 01 da madrugada, "perdendo" uma preciosa hora do nosso já corrido dia. Ou ainda pior, para alguns 1 hora de balada ou de descanso para muitos.

Esta mudança ocorre de sábado para domingo para que haja uma adaptação ao novo fuso horário, mas a verdade é que quando começamos acostumar, já está quase na data de retornarmos ao horário normal.

A principal razão do horário de verão é a economia de energia, já que a demanda aumenta muito nesta época do ano em virtude do aumento do consumo de energia devido ao calor e ao crescimento da produção industrial por causa do Natal. 
Nas regiões em que este sistema foi adotado, o horário diferenciado resultou em 4,4% de economia em 2010, segundo o Ministério de Minas e Energias.

O horário de pico entre o fim da tarde e inicio da noite é quando o consumo é maior nestas regiões. No verão os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao Sol, desta forma a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário