Fique bela todos os dias, o dia todo!

Fique bela todos os dias, o dia todo!

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Café da Manhã


Desde que comecei o meu Projeto Verão 2013 estou bem empenhada em "correr atrás" do tempo perdido e de informações para fazer tudo direitinho e obter resultados o mais rápido possível, pois é a diferença entre continuar animada ou desanimar...

Não é exatamente fácil começar uma reeducação alimentar, mas o primeiro passo é decidir e a partir daí, força de vontade e uma coisa de cada vez. 

Alimentação + Exercícios = fórmula ideal para um corpo saudável. 

A reeducação alimentar implica em várias atitudes ao longo do dia, mas o café da manhã é a principal refeição. 

Abaixo algumas sugestões:


COMECE BEM O DIA

Em vez de pular o café da manhã, combine alimentos que lhe darão saciedade, disposição e ainda irão melhorar a sua concentração no dia ...



Quantas vezes você já ouviu alguém falar que o café da manhã é a refeição mais importante do dia? Pudera: ele rompe o longo jejum do período em que dormimos, repõe nossas energias, equilibra a dieta e ainda aumenta a nossa concentração. “Quando permanecemos muito tempo sem comer, as células do nosso organismo ficam com ‘fome’, principalmente as do sistema nervoso. Por isso, quando pulamos o café da manhã, o raciocínio fica mais difícil, não há boa concentração nas atividades diárias e o rendimento diminui”, diz Roseli Rossi, nutricionista da Clínica Equilíbrio Nutricional.
Não demora nada!
Para quem usa a falta de tempo como desculpa para não tomar um café da manhã completo, saiba que se pode ter um bom desjejum em apenas 15 minutos. Basta combinar os alimentos certos. “Um café da manhã saudável precisa conter alguns grupos alimentares: energéticos (cereais integrais, pães, sementes e oleaginosas), construtores (laticínios e derivados) e reguladores (frutas e sucos)”, indica Roseli. Veja as dicas da nutricionista de algumas combinações poderosas para começar bem o dia:
1 copo de leite + 2 colheres (sopa) de abacate + 1 colher (sopa) de quinua: 193 calorias
Este café da manhã traz saciedade e é ideal para quem precisa regular o intestino.

Salada de fruta (1 xícara de chá de frutas variadas, como abacaxi, laranja e kiwi) + 1 colher (sopa) de cereal, como aveia + 1 colher (sopa) de linhaça: 125 calorias
Rico em carboidrato, esse café da manhã é mais indicado para a mulher que fará atividade física na sequência e que, portanto, precisa de energia logo!

1 banana + 1 colher (sopa) de aveia + 1/2 colher (sopa) de mel + 1 iogurte desnatado: 224 calorias
Uma opção rápida de preparar. A nutricionista Roseli indica para quem terá um dia agitado, pois dá muita energia e tem muitos nutrientes.

1 copo de leite de soja + 1/2 mamão papaia + 1 colher (sopa) de chia: 215 calorias
Ótimo para quem tem problema intestinal ou sofre de prisão de ventre. Com este café da manhã, o intestino funciona bem melhor.

2 fatias de pão integral + 1 fatia de queijo minas light + 1 copo (200 ml) de suco de uva integral: 323 calorias
Indicado para quem não está de regime, este café é rico nutricionalmente e faz bem para o sistema circulatório, além de trazer saciedade.

1 ovo mexido + 2 torradas integrais + 1 copo (200 ml) de suco de laranja: 283 calorias
O ovo é uma proteína fantástica, sendo indicado principalmente para quem malha e quer ganhar massa magra. Esse café da manhã ainda é fácil de ser digerido, podendo ser consumido pouco antes de ir à academia.

Suco de beterraba, cenoura e laranja + torrada com pasta de tofu (medidas a gosto): 191 calorias
Indicado para a mulher que tem anemia, que menstrua muito ou que se sente cansada facilmente. Este suco regenera e melhora a circulação, além de ser pouco calórico e revigorante.
E o cafezinho, faz mal?
Não há problema nenhum em tomar café pela manhã. Mas, se você tem problema gástrico, evite tomá-lo em jejum, para não piorar a dor.
Se quiser misturar com leite, também pode, mas nunca consuma só isso. O ideal é comer também torradas com requeijão, que tem cálcio. Quando misturamos café com leite, o café prejudica a absorção do cálcio presente no leite, por isso recomenda-se repor o mineral com outro complemento.
Melhor não!
Na via contrária, alimentos muito gordurosos, como queijos amarelos, salame, folhados, salgados fritos, bolos, tortas cremosas, refrigerantes, pão de queijo e pão doce, devem ser evitados no período da manhã. “São alimentos pobres em vitaminas e minerais, irão sobrecarregar o funcionamento dos órgãos e detonam a energia celular, evitando que comecemos o dia de forma saudável”, finaliza Roseli.
Fonte: Boa Forma

Nenhum comentário:

Postar um comentário