Inspire-se nos looks da princesa grávida e confira dicas de estilistas de como se vestir nesta fase.
O nascimento do bebê real está previsto para o meio de julho. Enquanto o futuro rei ou rainha não chega, a mamãe Kate Middleton desfilou com looks maravilhosos nos mais diferentes eventos. Por ter um estilo clássico e escolher roupas financeiramente acessíveis, a duquesa de Cambridge inspirou muitas gestantes ao redor do mundo. “A elegância dela não depende da marca que está vestindo e isto é ótimo”, observa a estilista Marta Pires da Mammy Gestante.
Com base em 21 lindas roupas da princesa durante a gestação, especialistas dão dicas de como se vestir bem nesta fase:
Destaque para a parte de cima
No primeiro trimestre de gestação, a duquesa foi internada devido à hiperemese gravídica e ao deixar o hospital optou por um casaco azul escuro com babados na região do ombro. “Ao fazer isso ela chamou a atenção para a parte de cima e não para a barriga. Porém, esta alternativa não é indicada para mulheres com ombros largos”, orienta a designer de moda Leilane Rigatto, professora do curso de Design de Moda da Fundação Armando Alvares Penteado.

Escolher uma echarpe em um tom mais claro do que o casaco ou vestido é uma boa ideia. “Isto fez com que a produção ficasse mais leve. A bota baixa e de couro nobuque contribuem para um look despojado”, observa a consultora de imagem Ana Vaz, autora do livro ‘Pequeno livro de estilo – Guia para toda a hora’ da Editora Versus.
Fenda e decote para as grávidas

Com relação ao decote, é recomendável não abusar da profundidade. “Mesmo porque a roupa tem que ter o mínimo de praticidade. Além disso, durante a gestação há maior chance de as mulheres terem enjoos e caso ela se abaixe com uma roupa muito decotada corre o risco de mostrar o que não devia”, afirma Rigatto. O recorte na lateral com um leve babado, um pouco acima do quadril, contribui para diminuí-lo.
Decote em V

A faixa preta um pouco acima da cintura é uma boa opção para quem está no início da gravidez. “Fica bem em quem tem uma cintura definida e até disfarça o culote. Conforme a barriga cresce, a faixa dos vestidos sobe um pouco mais”, observa Vaz. A faixa também cria um leve franzido na barriga, disfarçando-a.
Cache-coeur para as grávidas
O estilo cache-coeur ou envelope consiste em um decote cruzado utilizado em blusas e vestidos e é ótimo para as grávidas. “Isto porque conforme a barriga cresce é possível mudar a amarração para se adequar ao novo formato do corpo. Lembrando que a duquesa está com um top por baixo para maior segurança e sustentação”, diz Lobo.

Este tipo de roupa também poderá ser usada em outras fases. “O envelope é bacana para o momento da amamentação e também na saída da maternidade”, diz Vaz.
Reaproveite os casacos
Não quer ou não pode comprar casacos novos para acomodar o barrigão? Faça como a princesa! “Ela fechou só a parte de cima, o que é uma ótima alternativa para reaproveitar a peça de frio”, constata a estilista Marta Pires da Mammy Gestante.

O formato do casaco também é interessante. “Ele funciona como um retângulo, tornando o ombro maior e igualando o quadril, não aumenta as proporções e não marca barriga. A duquesa também coloca o chapéu e a estola formando pontos focais na parte de cima e diminuindo a atenção para a barriga”, conta Rigatto.
Cores básicas para os sapatos

O casaco envelope que a duquesa escolheu é ótimo para acomodar a barriga, porém o cinto está apertado demais. Não tenha medo de combinar marrom e preto. “É extremamente sofisticado. As cores mais escuras, como o vinho, o azul marinho e o marrom, podem ser combinadas entre si desde que tenha cuidado para não carregar demais”, diz Rigatto.
Cuidado com os botões

A gola do vestido é interessante para quem pretende tirar a atenção da barriga. “Forma um ponto focal, porém ela não deve ser usada por quem tem um pescoço curto”, afirma Rigatto.
Godê para grávidas

Silhueta em A

Evasê, uma boa opção
O evasê é uma modelagem com leve abertura em direção a barra, semelhante a um trapézio, e é uma boa alternativa para as gestantes. “Esta opção é interessante do começo ao fim da gravidez, sendo que quanto mais subir a linha que marca a cintura melhor”, explica Rigatto.

O bordado vertical na frente ajuda a alongar a silhueta, mas cuidado com peças que possuem pregas na parte de trás. “Elas não são para quem tem muito bumbum, pois irão aumentá-lo. Porém, como esse não é o caso da duquesa, ficou ótimo”, observa Vaz.
Calça jeans para as grávidas
É importante tomar alguns cuidados ao escolher uma calça jeans durante a gestação, especialmente se o modelo for justo. “É importante que tenha elastano em sua composição, respeite a barriga da grávida e que ela se sinta confortável. Há muitas mulheres que tem preconceito com roupas de gestação, mas a calça é algo que te fará sofrer à toa se não ceder”, orienta Vaz.

A escolha do casaco mais solto foi acertada. “Isto porque a calça dela é justa, então cria-se um equilíbrio no look”, afirma estilista Kelly Oliveira, coordenadora de estilo da Megadose Moda Gestante.
As estampas e o barrigão
Kate Middleton optou por um look com estampa xadrez que pode ser uma alternativa bacana para as grávidas, mas é preciso cuidado. “Estampas grandes, como no caso do casaco da duquesa, aumentam a silhueta. Ela conseguiu evitar isto porque a coloração é escura e não há muito contraste entre as cores do xadrez. Não exagerar nesta diferença afina a silhueta”, explica Vaz.


Corte império
Conforme a barriga cresce, o recorte das peças passa a ser logo abaixo do busto. É o chamado corte império. Assim, a barriga fica bem acomodada e o caimento das roupas é melhor, como no caso deste vestido de Kate Middleton. “O fato de ter um franzido na região do busto faz com que esta parte fique maior e o tecido reto na barriga não irá aumentá-la”, explica Rigatto.

Poá na gestação

Casaco e vestido
A altura do casaco da princesa em relação ao vestido é ótima. “Fica muito elegante quando o comprimento do casaco é próximo daquele do vestido”, observa Vaz. A duquesa utiliza um truque interessante para evitar que sua silhueta aumente por estar usando uma peça clara. “Para não engordar, ela opta por um casaco de tom médio”, afirma Rigatto.

Cores chamativas
Há cores que atraem mais a atenção, como o amarelo do casaco da duquesa. Para usar este tipo de look sem exagerar é importante tomar alguns cuidados. “Neste caso, a padronagem da estampa da peça é mais tradicional e o corte também. Além disso, como a Kate Middleton é morena ela fica bem de amarelo, em mulheres loiras não fica legal”, conta Pires.

Invista na monocromia
A duquesa compôs este look com vários acessórios: pulseira, brincos e chapéu, e com diferentes tipos de tecidos. O visual não ficou excessivo porque as peças tinham a mesma cor. “Se fossem roupas mais coloridas ou cores diferentes talvez não ficasse tão legal. A monocromia evita que um look fique over”, observa Pires.

Ao vestir um casaco sobre o vestido fique atenta a algumas questões. “Note o quanto da peça de baixo está exposta. Quanto mais próximo do centro do nosso corpo o casaco estiver melhor, quanto mais aberto mais largo o tronco parecerá”, conta Vaz.
Tubinho
As gestantes podem sim usar um vestido tubinho. “O modelo é bacana para a grávida que está em forma”, conta Lobo. Com um tubinho básico, você pode fazer como a duquesa e ousar na estampa. “O dálmata escolhido por Kate Middleton está na moda. Note que a estampa possui duas linhas verticais com as pintas próximas e no centro do corpo elas são distantes. Este truque afina a silhueta”, revela Lobo.

A altura das mangas
As mangas 7/8 ou ¾ são interessantes para as gestantes. “Nos casos das mangas compridas e com detalhes há o risco de aumentar o quadril quando a mulher abaixar o braço”, conta Rigatto. A duquesa investiu em um look totalmente mamãe e assumir a gravidez de vez é bacana!
Fonte: M de Mulher

Fonte: M de Mulher
Nenhum comentário:
Postar um comentário